ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MINISTROS

e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas.

Últimos Tweets

audicon no facebook


Para acessar o nosso chat

CLIQUE AQUI!

Newsletter

Receba nossas notícias e novidades. Inscreva-se agora!

 (obrigatório)

 (obrigatório)

 

I Concurso Estadual de Redação Prêmio Auditor Armando Dias Mendes, com o tema “O Tribunal de Contas e o Controle Social”


O I Concurso Estadual de Redação Prêmio Auditor Armando Dias Mendes, com o tema “O Tribunal de Contas e o Controle Social”, é mais uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, que visa a aproximar os estudantes paraenses da missão deste órgão de controle e a levá-los à discussão da qualidade dos gastos públicos e dos mecanismos de combate ao desperdício de recursos, contribuindo para a consolidação de uma cultura de responsabilidade cidadã.

O concurso foi proposto pelo Excelentíssimo Conselheiro Nelson Luiz Teixeira Chaves e consta na Ata nº 5.158, de 1 de agosto de 2013, sendo devidamente ratificado pelo Pleno, por meio da Resolução nº 18.560 do TCE/PA, de 27 de março de 2014.

É importante a participação de todos no controle social, devendo ser estimulada para que cada um possa assumir o seu compromisso com o futuro da sociedade paraense e tenha presente a existência de um órgão especializado na verificação da legalidade e da legitimidade dos atos dos administradores públicos.

São deveres de todo cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos e zelar pelo patrimônio que é de todos. Essa consciência assegurará um futuro melhor para toda a sociedade.

O tema escolhido visa a promover o debate sobre o controle social como importante instrumento para que o cidadão possa exercer o controle da gestão pública. Os jovens têm papel fundamental nessa tarefa e o TCE/PA, com essa aproximação, quer que eles sejam seus parceiros na fiscalização da gestão pública. A proposição do tema “O Tribunal de Contas e o Controle Social” oportuniza a produção textual inédita pelos estudantes participantes e o material disponibilizado pelo TCE/PA estimula a discussão em sala de aula, conduzida pelos professores orientadores.

Ademais, o prêmio homenageia o Auditor do Tribunal de Contas de Estado do Pará Armando Dias Mendes, cuja biografia demonstra o relevante trabalho desempenhado em prol do controle externo paraense.

Assim, o concurso de redação vem em um momento importante, tendo em vista que, no ano de 2018, comemoram-se 100 anos da criação do cargo de Auditor, atualmente também denominado Conselheiro Substituto, pelas suas constitucionais atribuições de substituir os Conselheiros Titulares em suas ausências e de também exercer a magistratura de contas ao lado desses. No ano de 2018, também se celebram 125 anos da existência do controle externo e 71 anos da criação do Tribunal de Contas do Estado do Pará.

Portanto, nessa primeira edição do concurso, busca-se incentivar, além do fortalecimento do controle social, o conhecimento acerca do próprio Tribunal de Contas, sua composição e atuação em benefício de toda a sociedade paraense.

Para maiores detalhes, acesse o link:

http://www.tce.pa.gov.br/index.php/concursoderedacao#apresentacao

 

AUDICON
Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas.
CNPJ: 11.047.849/0001-37
Endereço: SHN Quadra 01 Bloco F Entrada A Sala 106 - Hotel Vision Plus - Asa Norte
CEP:70701-060
Telefone: (061)3201-2115
E-mail: audicon@audicon.org.br

Associe-se

Saiba como se tornar sócio da AUDICON