Abertura do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP) em Manaus-AM

A abertura oficial do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP) ocorreu na tarde do dia 27 de maio de 2025, com a participação de Conselheiros, Conselheiros Substitutos, Procuradores de Contas e servidores de todo o país, além de autoridades internacionais.

O Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, e a Presidente do TCE-AM, Conselheira Yara Amazônia Lins, acompanhados do Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (UNIÃO) abriram o evento, que contou com a presença da Presidente da AUDICON, Conselheira Substituta Milene Cunha, e outras autoridades nacionais e internacionais na mesa de abertura.

A palestra de abertura do congresso foi da Vice-Presidente do Tribunal de Contas da Espanha, Conselheira Dolores Genaro Moya. Abordando o tema “Avaliação de Políticas Públicas como Pilar Estruturante da Democracia”, a conferência destacou o papel essencial da avaliação como ferramenta para promover a transformação social, aprimorar a governança e fomentar a sustentabilidade.

A Presidente da AUDICON Milene Cunha destacou que “Em um momento crítico para o futuro da Amazônia, o Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas se torna essencial. Aqui, unimos saberes, experiências e estratégias para enfrentar os desafios da governança, da proteção ambiental e da justiça social. Este não é apenas um encontro técnico — é um chamado à responsabilidade coletiva. O que está em jogo é o equilíbrio climático, a vida de milhões de pessoas e o legado que deixaremos. Este congresso é o espaço onde decisões transformadoras começam.”

O evento, que é realizado pelo Instituto Rui Barbosa e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, com apoio da AUDICON e outras entidades do controle, ocorre até o dia 29 de maio e possui como tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas descentralizadas e a COP 30”.

A programação do evento pode ser consultada no link:
https://ix.congressoirb.org.br/programacao

28 de maio de 2025.