O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, foi eleito 2º Vice Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A votação ocorreu nesta terça-feira (17/11), durante o 25º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, que está sendo realizado em Curitiba/PR.
 
Durante a assembléia que elegeu a nova diretoria da Atricon, o presidente do TCE-MT fez uma defesa contundente de mudanças na forma de atuação da entidade. Segundo Antonio Joaquim, vivemos novos tempos e a nova sociedade brasileira exige de nós novas atitudes.
 
O presidente disse que as instituições públicas devem existir para servir a sociedade. Ele ressaltou também o fato de que em menos de cinco anos conseguimos fazer uma verdadeira revolução no Tribunal de Contas de Mato Grosso. Provamos que é possível fazer um controle externo com efetividade.
 
Ainda no decorrer da assembléia foi distribuído a todos os participantes do congresso o Manifesto de Cuiabá, intitulado Atricon forte, representativa, transparente e avançada. Dentre outras mudanças propostas, os signatários do manifesto defendem que a Atricon defina estratégias e assuma a defesa, articulação e liderança de todos os assuntos que tratem da existência e funcionamento dos tribunais de Contas do Brasil.
 
Antonio Joaquim foi eleito na chapa encabeçada pelo conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Salomão Ribas. A gestão é para o biênio 2010-2011 e a posse será realizada em Brasília-DF, em data ainda a ser marcada