Audicon destaca compromisso com sustentabilidade na apresentação de projeto sobre segurança alimentar da UFRA na AgriZone-COP30

A COP 30 segue em plena atividade e, dentro da programação da AgriZone – Casa da Agricultura Sustentável, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) apresentou hoje, 18 de novembro, às 13h, o projeto “Alimento seguro vem de território sustentável: UFRA rumo à Agenda 2030”. A iniciativa conta com o apoio institucional da Audicon e integra a programação da AgriZone, que reúne mais de 400 eventos dedicados à agricultura sustentável, inovação e desenvolvimento territorial.

O projeto da UFRA evidenciou soluções práticas e de base científica para promover a segurança alimentar e fortalecer territórios sustentáveis, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para a Audicon, a iniciativa representa um espaço estratégico para reforçar a relevância do controle externo na promoção de políticas públicas eficazes e comprometidas com a Agenda 2030.

Durante a apresentação, a Audicon destacou em seu banner as iniciativas relacionadas à agenda climática e ao fortalecimento de políticas públicas sustentáveis. O material trouxe informações sobre ações já desenvolvidas pela Associação e apresentou uma visão integrada do papel do controle externo no contexto da sustentabilidade.

Para ampliar a experiência do público, o banner incluiu também um QR Code com acesso a um vídeo explicativo, que detalha a atuação da Audicon em temas ligados à agenda climática e ao desenvolvimento territorial.

O vídeo pode ser acessado no link: audicon.org.br/video/

Em sua fala, a Presidente da Audicon, Conselheira Substituta Milene Dias Cunha, destacou a importância da iniciativa e da parceria institucional:“A Audicon apoia ações que aproximam ciência, gestão pública e sustentabilidade. Projetos como este ajudam a construir caminhos reais para o desenvolvimento territorial, fortalecendo políticas que garantem alimento seguro e qualidade de vida para as populações. É uma honra contribuir com iniciativas que dialogam diretamente com os desafios ambientais e sociais da nossa época.”

A participação da UFRA e da Audicon na AgriZone evidencia o papel das instituições acadêmicas e de controle na construção de soluções colaborativas que impulsionam o desenvolvimento sustentável — uma oportunidade para conhecer de perto ações que contribuem para a segurança alimentar e para o alcance dos ODS.