Audicon marca presença na COP 30 no estande do Sistema Tribunais de Contas na Green Zone
Na tarde de ontem, 19 de novembro, a Audicon reforçou seu compromisso com a agenda climática, participando das atividades realizadas no estande do Sistema Tribunais de Contas, instalado na Green Zone da COP 30, em Belém (PA). A iniciativa reflete a adesão da associação aos compromissos assumidos pela conferência, especialmente no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à governança climática.
O estande do Sistema Tribunais de Contas reúne o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) e o Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA), e opera das 9h às 20h durante toda a conferência.
No local, são promovidas rodas de conversa, painéis temáticos e apresentação de cases de sucesso que demonstram como os tribunais de contas estão conectados com os ODS da Agenda 2030 da ONU.
Entre os temas abordados, estão a segurança de barragens de mineração, educação ambiental, controle social, além da relação entre meio ambiente e a primeira infância, destacando como políticas públicas voltadas para crianças pequenas também dialogam com a crise climática.
Para o sistema de tribunais de contas, o estande representa uma oportunidade de visibilizar ações que vão além da auditoria tradicional, demonstrando seu papel na governança ambiental e na construção de um futuro mais sustentável.
Ao participar desse espaço na Green Zone, a Audicon reforça seu compromisso institucional com a responsabilidade socioambiental. Sua presença contribui para fortalecer a narrativa de que os órgãos de controle podem e devem estar na linha de frente das transformações necessárias para enfrentar as mudanças climáticas.




