Pernambuco vai sediar o XXVIII Congresso Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil, de 01 a 04 de dezembro deste ano. O evento será realizado no Centro de Convenções do Hotel Sheraton, na Reserva do Paiva, no Recife.
Desta vez a Audicon participará como realizadora, em parceria com a Atricon, o Tribunal de Contas de Pernambuco, o Instituto Rui Barbosa, a Abracom e o Colégio de Corregedores e Ouvidores dos TCs.
O presidente da Audicon, Marcos Bemquerer, esteve nesta terça-feira (02), no TCE-PE, no encontro que reuniu os presidentes da Atricon e do TCE-PE, Valdecir Pascoal, o vice-presidente da Atricon, Valter Albano (TCE-MT), o presidente do Instituto Rui Barbosa e do TCE-MG, Sebastião Helvécio, o presidente da Abracom, Francisco Neto (TCM-BA) e o presidente do CCOR, Hélio Parente (TCM-CE), para discutir a programação e a logística do Congresso. Nas reuniões das equipes técnicas a Audicon foi representada por Robens Nogueira.
O Congresso, que terá como tema geral “Governança pública e o combate à corrupção: o que a sociedade espera dos Tribunais de Contas?”, será aberto pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, servidor licenciado do TCE-PE, que fará uma conferência versando sobre corrupção e governança. A programação preliminar prevê também painéis para discutir temas como “Governança pública e o custo da má gestão”, “Combate à corrupção e controle em rede”, “Governança pública e desenvolvimento econômico sustentável” e “Medição de desempenho dos órgãos de controle”.
O evento contará ainda com a realização da II Feira do Conhecimento do Controle Externo e a Maratona de Cidadania Digital, atividades a serem coordenadas pelo IRB e pelo CCOR, respectivamente, além da apresentação dos resultados da aplicação do MMD-TC (Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas), com diagnóstico completo dos Tribunais de Contas brasileiros, incluída a Resolução Atricon nº 3/2014, atinente à “composição, organização e funcionamento dos Tribunais de Contas do Brasil”.
Serão convidados palestrantes nacionais e internacionais, entre eles os Presidentes dos Poderes da República e o presidente do TCU e da Olacefs, ministro Aroldo Cedraz. Durante o Congresso, haverá espaço reservado para as Assembleias Gerais da Atricon, do IRB, da Abracon e da Audicon. No último dia do evento, haverá eleição para a escolha dos novos dirigentes da Atricon, do IRB e da Audicon.