Cerimônia de abertura do ENCCO 2025 reúne representantes do Sistema de Controle Externo em Macapá

Na tarde de ontem (24), foi realizada, no auditório do SEBRAE/AP, em Macapá, a cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCO 2025). O evento traz como pauta central o tema “Sustentabilidade e Governança: Para um Futuro mais Transparente e Inclusivo”.

A iniciativa se propõe a promover o intercâmbio de informações entre os órgãos do Sistema de Controle Externo brasileiro, destacando boas práticas nas áreas de ouvidoria, corregedoria e controle interno, e sua programação contempla debates sobre temas de grande relevância, como o controle público enquanto ferramenta de inovação e sustentabilidade; a corregedoria preventiva como instrumento de efetividade no serviço público; a transparência, ressaltando a importância da participação social; o tratamento das demandas de assédio moral e sexual no âmbito das ouvidorias; a governança inovadora em prol da equidade e sustentabilidade; as compras públicas como estratégia de desenvolvimento local sustentável; e a integridade na administração pública.

Na mesa de abertura, a Conselheira Substituta do TCE-AP, Terezinha de Jesus Brito Botelho, representou a Audicon. Além disso, atuou como mediadora no painel de debates que reuniu os palestrantes para a discussão das questões apresentadas.

A realização do ENCCO 2025 reforça a importância da integração entre as Cortes de Contas, órgãos públicos e sociedade civil na busca por uma administração mais transparente, ética e eficiente. O evento consolida-se como espaço fundamental de diálogo e cooperação para o fortalecimento do controle externo e para o avanço de práticas inovadoras que contribuem para a boa governança e o desenvolvimento sustentável do país.