Conselheira Substituta Márcia Costa ministra palestra sobre primeira infância e meio ambiente na COP 30

Na manhã de segunda-feira, 17/11, a Conselheira Substituta Márcia Costa, do TCM-PA, participou da programação do estande Sistema Tribunais de Contas, localizado na Green Zone da COP 30. Ao lado da Conselheira Mara Barbalho, também do TCM-PA, ela ministrou a palestra “Primeira infância e a proteção do meio ambiente para um desenvolvimento saudável”.

A palestra integrou a agenda de debates sobre sustentabilidade, governança e políticas públicas que ocorre simultaneamente à conferência global. A presença das representantes do TCM-PA reforça o compromisso dos Tribunais de Contas com a indução de ações voltadas ao bem-estar das crianças e à preservação ambiental, pilares essenciais para o futuro das próximas gerações.

O tema ganha ainda mais relevância no contexto da COP 30, que destaca a urgência de soluções integradas para enfrentar as mudanças climáticas. A proteção da primeira infância está diretamente relacionada à qualidade do ambiente em que as crianças vivem — do ar que respiram à disponibilidade de áreas verdes, da segurança hídrica ao saneamento básico. Garantir um desenvolvimento saudável passa, necessariamente, por políticas públicas que considerem os impactos ambientais e climáticos desde os primeiros anos de vida.

A palestra reforçou como os Tribunais de Contas podem contribuir para esse cenário, seja fiscalizando políticas intersetoriais, monitorando metas de sustentabilidade ou promovendo boas práticas de gestão pública que priorizem o desenvolvimento infantil aliado à proteção do meio ambiente.