Encontro Técnico do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e das Redes, Comissões e Comitês da Atricon e do IRB

Aconteceu, entre os dias 12 e 14/03, na sede do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, o Encontro Técnico do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e das Redes, Comissões e Comitês da Atricon e do IRB.

O encontro reúne representantes de diversas instituições do Sistema Tribunais de Contas e é destinado à ampliação da integração e da efetividade das ações em curso no âmbito dos TCs, promovendo o fortalecimento do impacto das Cortes e trazendo benefícios concretos para a sociedade.

A programação do primeiro dia do Encontro foi inteiramente dedicada à apresentação dos resultados do Ciclo de 2024 do MMD-TC. Durante o período da manhã, os objetivos e a programação do evento foram apresentados aos participantes em painel coordenado pela Presidente da Audicon e Secretária-Geral da Atricon, Milene Cunha, a qual destacou a importância de temas como igualdade de gênero, equidade racial, educação e sustentabilidade. “Todas as nossas ações precisam ser olhadas a partir destas perspectivas para que se tenha indicadores que demonstrem aquilo que garante a evolução e avanço da sociedade”, afirmou. “As palavras de ordem para estes três dias são “alinhamento, integração e ação”, concluiu.

Os resultados obtidos nos QATCs de 1 a 7, constantes do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), voltados à Governança e Gestão dos Tribunais de Contas, foram detalhados em painel coordenado pelo vice-presidente Executivo da Atricon, Conselheiro Joaquim de Castro, e contou com a participação da Presidente Milene Cunha, que comentou sobre os resultados apresentados e pontou: “A gente quer que o nosso trabalho gere impacto e acho que todos estamos unidos neste propósito”.

No segundo dia do evento, ocorreram mesas de debate a respeito dos QATCs, coordenadas pelo vice-presidente Executivo da Atricon, Conselheiro Joaquim de Castro, pela Presidente Milene Cunha e pelo Conselheiro Substituto do TCM/GO, Flávio Luna, em que foram debatidas e elaboradas propostas de melhorias para o Sistema Tribunais de Contas. A Presidente Milene Cunha participou dos trabalhos da sala que teve como foco os QATCs de 1 a 7.

As Conselheiras Substitutas Daniela Zago e Letícia Ayres Ramos, do TCE/RS, participaram da oficina relativa aos critérios de infraestrutura e meio ambiente constantes dos QATCs 16 a 18, na qual suas sugestões em relação à temática meio ambiente foram fundamentais para evolução desse QATC.

Por fim, o encerramento do Encontro se deu com a Palestra “Gestão do tempo, de mudanças, de equipes e equilíbrio da saúde física e mental”, ministrada pelo diretor-geral do Instituto Plácido Castelo (TCE-CE), Luiz Eduardo Menezes, e com a apresentação dos planos de melhorias para todos os QATCs para apreciação de todos os participantes do evento.

Em 17 de março de 2025.