O projeto “Ciência e Gestão pela Educação”, é uma parceria do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro com a Univerdade de Cambridge e a Secretaria de Educação. Foram selecionadas 40 escolas públicas de forma aleatória e 16 mil estudantes participaram de uma experiência transformadora, com medidas simples e a um custo anual muito baixo: R$ 45 por aluno.
O programa, que está transformando a educação pública no Estado, prevê 23 melhores práticas de gestão, dentre elas, a análise de dados, o estabelecimento de metas e a orientação de educadores, principalmente os que atuam na liderança.
Técnicos do programa treinaram a direção das escolas para entender melhor os dados de uma plataforma digital da Secretaria de Educação que já existia, mas era pouco utilizada.
Nas escolas que passaram pelo programa, houve uma redução de 29% no número de evasão escolar e um aumento de 60% de produtividade de professores e alunos.
O projeto foi uma iniciativa do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro a partir de trabalho realizado pelo Conselheiro Felipe Puccioni.
O Conselheiro do Tribunal de Contas é especialista em políticas públicas e foi na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que buscou referências para o projeto. Em seu trabalho de doutorado, analisou casos espalhados pelo mundo que comprovam a importância da gestão nas escolas.
Em sua pesquisa, o Conselheiro concluiu que, se as 136 mil escolas públicas brasileiras implementassem todas as práticas do programa, o nível de aprendizado ficaria equiparado ao de países europeus e destacou que “o projeto busca melhorar a eficiência das escolas no cuidado com seus professores e com seus alunos na melhoria da entrega de aprendizado que a escola provê para as crianças. Isso a partir de práticas de gestão já consolidadas na literatura acadêmica mundial”.