Tribunais de Contas debatem auditoria financeira no 3º ENAF-TC, em Salvador-BA
Ocorreu, nos dias 7 e 8 de julho, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, o 3º Encontro Nacional de Auditoria Financeira dos Tribunais de Contas do Brasil (ENAF-TC). O evento reuniu representantes de diversos Tribunais de Contas do país para discutir avanços e desafios da auditoria financeira no contexto do controle externo.
A Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) esteve presente, representada pelo Conselheiro Substituto Antônio Emanuel de Andrade de Souza, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA).
O Conselheiro Substituto Donato Volkers, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE/ES), participou da mesa de debates intitulada “Auditoria Financeira X Julgamento de contas de ordenadores de despesa: a experiência de Tribunais de Contas internacionais com função jurisdicional e contextualização no controle externo brasileiro”. Na ocasião, Volkers compartilhou reflexões sobre a apreciação das contas dos governantes e apresentou a experiência do TCE-ES nesse processo, destacando a importância da auditoria financeira para o fortalecimento da transparência e da responsabilidade na gestão pública.
O ENAF-TC tem se consolidado como espaço essencial para o intercâmbio de boas práticas e o aprimoramento da atuação dos Tribunais de Contas, especialmente em temas relacionados à contabilidade pública, julgamento de contas e fiscalização da aplicação dos recursos públicos.



